Como Criar Um Blog – Veja O Passo A Passo

Hoje em dia criar um blog é algo que muita gente quer fazer, por motivos muito variados. Há quem deseje falar mais sobre um tema que gosta, há quem queira ter mais autoridade sobre um nicho e há quem apenas queira compreender melhor o potencial dessa ferramenta virtual tão poderosa.

Seja qual for o seu caso saiba que é de fato muito inteligente querer saber como criar um blog, e o melhor é que ter acesso a esse conhecimento é mais simples do que talvez você seja capaz de imaginar.

Quer entender como esse processo acontece e funciona, para poder aplica-lo? Sem problemas! Prepare-se porque a seguir vamos listar um passo a passo, para que você aprenda como criar um blog de maneira rápida. Vem conferir!

 

 

Passo a Passo Para Criar Um Blog de Sucesso na Internet

1 – Escolha já o seu domínio

Domínio é o nome do endereço do seu site (por exemplo: www.sucessohomeoffice.com). Definir qual vai ser o domínio do seu blog é primordial para que você vá em frente com essa empreitada. Sem ele ninguém vai poder entrar no seu espaço, e ele não vai ter um nome, algo que o identifique e o denomine no sentido mais básico.

Na hora de pensar nisso apele sempre para a simplicidade. O tema do qual vai tratar o seu blog precisa estar sempre no norte da questão, mas busque a todo momento combinações de palavras simples e diretas, que sejam fáceis de se lembrar e de se digitar, principalmente!

Depois disso não esqueça de verificar se existe outro domínio igual ao seu, para só aí fazer o registro. Esse registro pode ser feito em sites como o UOL Host, Hostgator e Registro.br. Normalmente é cobrado um valor determinado nessa etapa, que costuma ser bem acessível para a maior parte das pessoas (algo em torno de R$50,00 por ano).

2 – Defina onde será a hospedagem

Também é necessário definir onde vai ser a hospedagem antes de criar um blog, porque é nesse local que estarão armazenados os dados do seu espaço e é essa plataforma que vai apresentar o blog para seus visitantes, mostrando as páginas e recursos da forma que você desejar!

O mercado hoje está cheio de plataformas que fazem bem esse serviço, cobrando ou não. Algumas das mais famosas são a Wix, o Blogger e claro, o WordPress, que talvez seja o mais famoso e notório atualmente.

Além da questão do preço também é importante que você tente conhecer um tanto mais a plataforma escolhida, afim de ver se tem facilidade para trabalhar nela ou não. A quantidade de domínios disponíveis, possibilidade de armazenamento e banda disponível são outros pontos a se pensar no momento de tomar essa decisão.

 

 

3 – Faça a instalação e comece a trabalhar seu espaço

Se você definiu bem qual vai ser a sua hospedagem a tendência é que a instalação do seu blog e o trabalho no painel de controle seja bem fácil de se fazer.

Antes de começar defina os assuntos a serem tratados aí, os temas e sessões que estarão presentes e organize na sua cabeça o que você pensa que não pode faltar no seu blog. Assim você vai poder estrutura-lo da forma que achar mais funcional, mas isso não precisa durar para sempre.

Uma vez que o blog é um espaço online você pode modifica-lo à vontade, de acordo com as possibilidades que a sua plataforma de hospedagem oferecer e claro, segundo as tendências do seu nicho e o seu próprio desejo!

4 – Escolha plug-ins e utilize-os sem medo

Plug-ins (ou plugins) são complementos que agregam ou modificam funcionalidades em um site. Esta ferramentas oferecem funções para que cada usuário possa personalizar seu website atendendo as necessidades do projeto.

Criar um blog cheio de plug-ins pode acabar sendo um tiro no pé, uma vez que desse modo as páginas vão demorar a carregar demais, cansando os seus visitantes.

Ainda assim, é importante contar com um plug-in ou outro que se encaixe nas necessidades do seu espaço. Você pode encontrar ferramentas desse tipo que vão proteger seu blog de spam, outras que vão ajudar na construção de lista de e-mails e tem até algumas que servem para organizar os dados em planilhas.

Não dá para determinar uma lista específica, porque cada plug-in tem um funcionamento e cada funcionamento se mostrará necessário ou não de acordo com o blog em questão, então isso varia muito. É claro que você pode fazer testes e verificar o que funciona melhor no seu caso e o que não, e sempre fazer trocas!

 

 

5 – Decida como será o design do espaço

A maioria das plataformas de hospedagem de blogs já oferece uma série de modelos para que os usuários apostem, sem ter que criar do zero o seu próprio, o que costuma ser bastante trabalhoso ou obrigar aqueles que não entendem a terem que gastar dinheiro.

Se você decidir ir por esse caminho mais simples é importante tentar selecionar aquele template que é responsivo (ou seja, se adapta ao dispositivo onde o site está sendo visto, fazendo com que ele se torne mais facilmente lido pelo usuário) e que aceita facilmente algumas modificações.

Obviamente você também pode criar o seu do zero, principalmente se compreender minimamente de assuntos como HTML e se tiver noção de design, mas se não for o caso não é problema algum apostar em um modelo que já existe e transformá-lo aos poucos!

6 – Foque no conteúdo de qualidade

Criar um blog é apenas o começo. Você precisa acima de todas as coisas ter um conteúdo de qualidade alta, porque se isso não ocorrer de nada vai servir ter um domínio ótimo, uma hospedagem incrível, uma instalação funcional, plug-ins na medida certa e design de primeira.

Todas essas coisas são acessórios, que importam muito e estruturam seu espaço virtual, dando a ele corpo, forma e identidade, mas o que vai tornar seu blog diferenciado é o que você posta nele.

Lembre-se sempre de oferecer conteúdo de relevância, que responda perguntas do seu público alvo, resolva seus problemas, simplifique as suas vidas e as torne mais agradável! Assim você alcança os melhores resultados!

 

Conclusão

Criar um blog é algo complexo, mas que traz bastante vantagens em diferentes ramos de atuação na internet. Sendo assim, espero que nossas dicas tenha ajudado você a tomar coragem de criar o seu blog. Siga as nossas dicas e comece já o seu! Vale a pena!

Um abraço!

Paulo

Confira aqui mais artigos como esse.

Gostou do artigo? Avalie e deixe seu comentário logo abaixo!

Tags:

Ebook Completo: 5 Passos Simples Para Criar Um NEGÓCIO ONLINE, Trabalhando Em Casa

Ebook Completo: 5 Passos Simples Para Criar Um NEGÓCIO ONLINE, Trabalhando Em Casa

Receba GRATUITAMENTE por Email!

Nunca vou te enviar spam! Seu email está 100% seguro! :)

Sobre o Autor

Paulo Junior
Paulo Junior

CaRioca, formado em TI, Empreendedor Digital, marido da Andréa e pai do João Paulo! Trabalho em Home Office desde 2010 e quero ajudar VOCÊ a conquistar mais qualidade de vida, trabalhando em casa através da Internet! Vem comigo? 💙😎

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *