
O e-mail marketing é um instrumento muito utilizado na área do marketing digital e sua aplicação pode possuir objetivos diversos, mas sua finalidade final é alcançar os consumidores através de conteúdos relevantes e assim estabelecer um relacionamento saudável com os clientes.
A empresa que dispõe dessa ferramenta pode se utilizar de métodos avançados para atingir diretamente os seus clientes e consequentemente divulgando e vendendo os seus produtos e marcas.
Mas como o e-mail marketing funciona?
A técnica é produzir e-mails automáticos que se baseiam no comportamento dos clientes. Os e-mails precisam unir estratégias de relacionamento juntamente com o processo de vendas para produzir campanhas potencializadas.
O seu objetivo principal é se aproximar do público alvo com assuntos de interesse, como ofertas e campanhas promocionais, para que assim seja possível estabelecer um vínculo e um engajamento maior entre os usuários e a empresa/marca.
No marketing digital, o método é muito conhecido e usado por empresas de grande reconhecimento. Mas para construir um conteúdo de qualidade para o público é preciso em primeiro lugar investir em uma boa ferramenta de e-mail marketing.
As ferramentas podem ser encontradas em diversas plataformas digitais onde será possível criar listas próprias de e-mails com modelos específicos, gerar modelos de e-mails de auto resposta, entre muitas outras técnicas.
Quais os benefícios que o e-mail marketing pode trazer aos empreendedores?
-
Aumenta as vendas em mais de 10 %
A ferramenta do e-mail marketing é automatizada e seu conteúdo é construído pelo próprio empreendedor e empresa. É possível que a equipe gerida construa um bom conteúdo através do comportamento dos seus consumidores.
Desse modo, esses assuntos e temas relevantes poderão afetar diretamente no consumo dos clientes já que a estratégia é aumentar o relacionamento com o consumidor e aumentar os desempenhos de vendas potencialmente.
A consequência de um conteúdo qualificado combinado com o estabelecimento de afinidade e identificação com o marca e empresa, é um aumento significativo das vendas e maior procura pelo seu negócio.
-
Reduz o tempo de vendas e o otimiza em até 20 %
Através de um sistema online automatizado de e-mails, os processos empresariais ocorrem de modo mais ágil e simplificado. Isto é, as práticas de divulgação de campanhas e comunicação com os consumidores são feitos em uma só ferramenta, reduzindo e otimizando o tempo de vendas.
-
Aumenta a conservação de clientes em até 10%
O e-mail marketing é um método poderoso de comunicação, ele pode ser utilizado não só para aumentar os clientes, mas para conservá-los e mantê-los informados sobre todos os conteúdos que estão sendo divulgados no seu site.
Para que o cliente sempre esteja ativo é necessário estabelecer um vínculo fiel entre usuário e empresa. Sempre buscando capturar o consumidor através de uma conexão de afinidade e identificação com o produto/marca.
3 estratégias de como utilizar o e-mail marketing para o seu negócio
Visto os benefícios de se utilizar a ferramenta do e-mail marketing, nós reunimos 3 estratégias de como usá-la corretamente na hora de criar o conteúdo dos e-mails.
Esses são os métodos mais eficazes que gerará consequências positivas para as estatísticas de venda e divulgação do seu negócio.
1 – Estabelecer vínculo inicial com o cliente
Se o objetivo do empreendimento é aumentar seus níveis de venda e reconhecimento no mercado usando o e-mail marketing, vai ser necessário em primeiro lugar conhecer o seu tipo de público alvo para estabelecer uma boa interação inicial com eles.
O seu público precisa de argumentos e assuntos estimulantes para voltar a visitar o seu site e conhecer mais sobre a sua empresa. Ou seja, o cliente ao acessar seu e-mail, precisa se deparar com uma mensagem expressiva.
O objetivo principal é fazer com que os usuários leiam a mensagem, se interesse pelo conteúdo e consequentemente visite o site.
Dessa maneira, é preciso traçar quais são os gostos desse público, qual a melhor linguagem à ser usada para captura-los, quais os produtos que eles mais gostam e quais os tipos de campanha que alcançara mais os clientes.
Essas características traçadas pela empresa sobre o seu público será a chave principal para estabelecer uma conexão entre empresa e cliente, para que assim os compradores se sintam acolhidos e muito bem recebidos.
Os e-mails de boas-vindas é uma estratégia usada no primeiro momento, depois outras demandas vão surgindo, como por exemplo, perguntar ao cliente depois de uma compra qual foi sua opinião sobre o produto e sobre o atendimento em geral.
2 – Criar estimativas dos produtos mais visitados
Os clientes que estão visitando o site podem procurar por uma gama similar de produtos, é nesse momento que o sistema da empresa precisa definir quais são a classificação desses produtos e usar o e-mail marketing para estimular suas vendas.
Ou seja, através da contingência de visitação de tipos parecidos e específicos de produtos, os e-mails podem ser enviados para os clientes com os conteúdos de interesse que o consumidor visitou.
Por exemplo, se o cliente entrou na página da empresa e procurou por artigos para computadores, os e-mails precisam estar relacionados com o produto de interesse.
Os e-mails podem conter as melhores ofertas de mouses, teclados, caixas de som, webcams, entre outros. O conteúdo também pode ser a chegada de novos modelos na loja, ofertas exclusivas pelo site e cupons de desconto.
3 – Atrair clientes inativos
Muitos clientes que já visitaram o seu site podem estar desestimulados para consumir novos produtos, esse estado pode ser consequência da falta de contato da empresa.
Quando a equipe empresarial não procura estimular seu comprador e estabelecer comunicação com seus clientes, eles podem se esquecer da existência da empresa.
Por essa razão, o e-mail marketing é a melhor ferramenta para que esse contato seja realizado de modo efetivo.
Porém, a equipe não pode confundir comunicação com chamadas excessivas, o contato precisa ser manipulado conforme as ações e comportamentos do cliente dentro do site, para que os melhores momentos para o envio dos e-mails sejam capturados.
Conclusão
A construção do vínculo entre empresa e cliente através do e-mail marketing precisa ser constituída com muito empenho e cuidado, o público precisa se identificar com a sua plataforma e como consequência desse ato, aumentar as chances de comprometimento com a empresa.
Um abraço!
Paulo
Confira aqui mais artigos como esse.
Gostou do artigo? Avalie e deixe seu comentário logo abaixo!

Ebook Completo: 5 Passos Simples Para Criar Um NEGÓCIO ONLINE, Trabalhando Em Casa
Receba GRATUITAMENTE por Email!
Sobre o Autor
0 Comentários